quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Queijos e Vinhos (2)

Olá, amantes do bom vinho!!!
Nesta segunda postagem, a proposta foi falar de Camembert, Brie e do Serra da Estrela.
Em uma postagem anterior sugeri o Chardonnay e como alternativa um Shiraz leve, para combinar com os dois primeiros. Além de manter a proposta, gostaria de acrescentar a idéia de que a qualidade dos vinhos é fundamental para que a harmonização funcione bem.
Como opção ao branco Chardonnay e o tinto Shiraz, uma opção, um pouca mais elevada em relação ao preço, é o Dolcetto, um vinho italiano mais leve entre os tintos italianos conhecidos, com muita elegância.
Pela sua origem francesa, o Camembert (Normandia) e o Brie (Île de France), vai muito bem também com os finos Pinot Noir. Pense que se for optar por um tinto, que este seja leve.
Já para o Serra da Estrela, região postuguesa próxima ao Dão, o vinho mais adequado é um português especial. Entre os melhores estão os fortificados. Falo do tradicional Vinho do Porto. O mais especial entre eles é o Porto Vintage. Mas o que é um Porto Vintage?
O Porto é um vinho fortificado, ou seja, um vinho que vai ser acrescido de água ardente vínica, o que proporciona ao vinho, seu alto teor alcóolico.
O caso a parte entre os portos, o Vintage é feito com uvas da mesma safra. Esta safra especial, só é possível quando vários fatores climáticos foram possíveis. Estes fatores, são avaliados e determinada safra Vintage, pela própria Associação dos Produtores do Porto.Inclusive, é tradição em portugal, presentear o filho cujo nascimento coincida com a safra Vintage, pois esse vinho durará a vida toda dessa criança.
Na próxima edição, o queijo de cabra.
Saúde!!!

Nenhum comentário: