sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Queijos e Vinhos (1)

Olá, amantes do bom vinho !!!
As postagens que se seguem, serão referentes a harmonização de queijos e vinhos, que recentemente iniciei comentários e resolvi me estender sobre o assunto.
Farei aos poucos, para despertar o interesse por esse especial casamento, muito apreciado por nós brasileiros.
A primeira harmonização sugerida, será a dos Roquefort e Gorgonzola com vinho.
Antes porém, gostaria de tentar desmistificar a diferença entre ambos. Muitos acham que são o mesmo queijo, certo? Pelo menos feitos com o mesmo tipo de leite? Não são!
O Roquefort é de origem francesa e é produzido a partir do leite de ovelhas, portanto mais gorduroso que o Gorgonzola, de origem italiana e feito a partir do leite da vaca. É claro que estamos nos referindo ao queijo produzido em suas condições orignais, sem os desvios que a indústria pode produzir.
Feita essa ressalva, vamos a harmonização.
Todos devem estar acostumados com o belo vinho tinto certo?Pois bem, o importante é entendermos tecnicamente as coisas para buscarmos a melhor relação com o prazer, mas não precisamos abandonar o que culturalmente estamos acostumados.
A melhor combinação é com o francês Sauterne. Neste caso específico, estamos harmonizando por contraste e não por similaridade.
Os queijos mencionados são tipicamente salgados e gordurosos. Já o vinho ácido e doce.O salgado vai contrastar e equlibrar com o doce do vinho. Já a gordura com a acidez. Esperimente e desfrute esse prazer!
Na próxima postagem, Camembert, Brie e Serra da Estrela.
Saúde e bom apetite!
Brevemente vinhos para o verão. E em janeiro, acompanhem comigo a incursão que farei por 20 dias pelo interior da Argentina.

Nenhum comentário: