sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ABRUZZO NO AGUZZO

Na última terça feira dia 16, estivemos em um jantar com pratos típicos italianos harmonizados com vinhos italianos de excelente qualidade da região do Abruzzo.

Os vinhos dessa, estão sendo importados pela Trade Banc, capitaniada pelo competente Nelson e com o auxilio da não menos, a sommelièr Beatriz.

O jantar foi aberto com pães, grissini, patês e manteiga. A entrada foi uma Bruschetta com queijo de cabra, rúcula fatiada e soppressata. O vinho foi um Rosato de Cabernet - San Lorenzo 2007. A bruschetta crocante e vinho apresentou-se leve e refrescante, caindo muito bem com a noite quente.

O primeiro prato, uma polenta com camarões, puxado no molho de manteiga e açafrão e pedaços de aspargo picado. A harmonização foi com o Altare 2005 da uva Trebiano. O vinho com muita estrutura. Um vinho que suporta perfeitamente um prato de maior peso. Ressalto que este vinho é fermentado em barrica de carvalho e possui a fermentação malolática espontânea, o que proporciona ao vinho um amanteigado, aveludado e maciez, típica desse processo, transferindo ao vinho uma qualidade muito grande.

O segundo prato, uma massa caseira fresca, típica do Abruzzo com pancetta, tomates frescos salpicada com pecorino, corretamente ralado no prato, no ato do consumo. O vinho foi o Marramiero Inferi 2005. Um vinho que passa 12 meses em cavalho. A harmonização mostrou-se perfeita. Seguiu o princípio da harmonização por equilíbrio e permitiu perceber-se todos os componentes em boca, tanto os do prato, quanto os do vinho.

O prato principal, foi uma paleta de cordeiro ao forno com alecrim e favas. O vinho, foi o corpulento Oinos San Lorenzo 2005 DOCG. O vinho, que passa 18 meses em carvalho, está prontíssimo para beber e suporta mais alguns anos de guarda. Eu arriscaria dizer que em dois anos, este vinho, que já é pronto, ficará melhor ainda.

A sobremesa uma leve pêra, puxada ao vinho Moltepulciano Sírio.

Para aqueles que acham que os Montepulcianos de Abruzzo são vinhos menores, precisam rever seus conceitos. A verdade é que normalmente os vinhos desta região que chegavam ao Brasil, eram os mais populares, muito diferente destes, que são de alta qualidade representando verdadeiramente o melhor do Abruzzo. Valem quanto pesam e prová-los é indispensável.

Trade Banc : 9270.8508 com Beatriz
Restaurante Aguzzo: 3083.7363

Nenhum comentário: